quarta-feira, 5 de março de 2014

Pele atópica


Pelo que parece está na moda nascer-se com pele atópica. A Leonor não foi excepção e com 1 ano e meio começou a aparecer as primeiras manchas e com isso a procura desenfreada de cremes que ajudassem a melhorar a aflição da baby. Pode-se dizer que essa procura ainda não terminou, a pele da Leonor parece lixa, ela continua a queixar-se de comichão e diz que tem doí-doís.

O que metem na pele das vossas crianças, ou mesmo na vossa se tiverem este problema de pele? Sentem melhoras?

A Leonor está agora a usar o Physiogel da Stifiel, é um creme tipo gel, que comprei na farmácia. Comprei isto à uns dias e já noto alguma diferença, ponho o creme de manhã e à noite depois do banho.
Mas continuo na mesma à procura de novos produtos e soluções.
Aberta a sugestões...


A informação que se segue foi retirada do site "Fontation pour la Dermatite Atopique"

Veja aqui todas as respostas às perguntas mais frequentes sobre o eczema atópico.
Em que idade se manifesta o eczema atópico?
eczema atópico manifesta-se geralmente antes dos 6 meses de idade e melhora em 80% dos casos antes da adolescência.
Como se manifesta?
Pele seca, placas vermelhas e comichão.
Por que certas crianças têm eczema?
As causas principais do eczema são o terreno atópico (familiar) e certos factores ambientais. Se um dos pais for atópico, a criança tem um risco de aproximadamente 50% de o ser também. A palavra atopia diz respeito a várias doenças tais como o eczema, a asma, as rino-conjuntivites sazonais. O risco aumenta se ambos os pais forem atópicos. O contacto da pele com elementos irritantes como a lã ou o calor do radiador podem originar placas vermelhas.
Em que lugares da pele aparece geralmente o eczema?
Nos lactantes: faces, testa e queixo.
Nas crianças: pregas internas dos cotovelos, joelhos, partes superiores dos pés, das mãos, tronco e pescoço.
Nos adultos: rosto, pescoço e mãos.
Como evolui o eczema quando a criança cresce?
Após os 7 anos de idade, o eczema desaparece em cerca de 80% das crianças. No entanto, a pele continua a ser seca e facilmente irritável durante toda a vida. Nos períodos de stress ou de conflito durante a adolescência, o eczema pode voltar a aparecer.
Deve-se ter medo dos dermocorticoides?
Não, os dermocorticoides são o tratamento de referência para as crises de eczema atópico. (Enquanto estiver presente a inflamação, 1 única aplicação por dia nas lesões inflamadas e retoma dos dermocorticoides assim que recidivar). É importante respeitar a prescrição do médico. Quando o tratamento é correctamente observado, os resultados são espectaculares. A comichão desaparece em alguns dias e na prática, os efeitos indesejáveis são muito raros.
O eczema é contagioso?
Não, o eczema não é de forma nenhuma contagioso. As crianças afectadas por esta doença devem brincar normalmente com as outras.
Uma criança com eczema deve consultar um psicólogo?
eczema atópico não é uma doença psicológica. No entanto, a severidade da patologia e a sua repercussão na qualidade de vida do paciente e da sua família podem por vezes necessitar um acompanhamento psicológico.
Pode-se vacinar uma criança com eczema?
 Sim, não há contras indicação, a menos que a criança está sob extrema. (Nota: não sobre as manchas de eczema)
É preciso dizer às pessoas em seu redor que a criança tem eczema?
Sim, os professores devem imperativamente estar a par, pois saberão, com as palavras próprias das crianças, explicar o que é o eczema, de modo a tranquilizar a criança e permitir-lhe viver melhor com a sua doença. Além disso, o professor poderá tomar as medidas necessárias: afastar a criança do radiador ou verificar se não está demasiado agasalhado.

Uma criança que sofre com eczema pode tomar banho na piscina ou no mar?
Uma criança que sofre com eczema deve ser sistematicamente acompanhada e tratada pelo seu médico. Pode tomar banho, no entanto o cloro ou o sal podem irritar-lhe a pele. Aconselha-se após o banho, lavar e secar o corpo sem esfregar, e aplicar um creme hidratante em todo o corpo.
Uma criança com eczema pode praticar desporto?
Sim, todas as crianças podem praticar desporto. Contudo, a transpiração provoca coceira. Qualquer que seja a actividade exercida, a criança deverá sistematicamente lavar-se, secar-se sem esfregar e aplicar um creme hidratante em todo o corpo.
O sol é bom para as crianças com eczema?
Embora o eczema melhore no Verão, convém observar certas medidas de protecção: sombra, vestuário, chapéu, creme solar com protecção muito elevada… (e as recomendações do seu dermatologista).
As crianças com eczema podem ter animais?
Muitas crianças sonham com um animal. Em todos os casos, o animal com pêlo (cão, gato, coelho, hamster…) não deve dormir na cama ou no sofá. A casa deve ser aspirada pelo menos 3 vezes por semana (aconselhar-se com o médico antes de adquirir um animal).
Existem alimentos que podem provocar eczema?
Sim, certos alimentos podem desencadear crises em certas crianças sensibilizadas. Os principais alimentos são o leite de vaca, o ovo, o amendoim, a farinha de trigo, o peixe e o camarão. Com a internacionalização da cozinha e a diversificação da alimentação, vieram acrescentar-se o kiwi, os frutos de casca dura e o sésamo. Em caso de dúvida, consultar um alergologista



*****

1 comentário:

  1. Adorei. Obrigada. Tenho uma amiga minha que está com esse mesmo problema com o seu bebé. :) Vou dar lhe a conhecer.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...