quinta-feira, 13 de março de 2014

10 dicas para ensinar o gosto da leitura às crianças






Quem acompanha o meu blog, já sabe que sou super viciada em livros e que estes nunca são demais cá em casa.
Decidi recentemente e porque sentia falta disso em muitos blogs dedicados a livros, a presença de uma rubrica dedicada aos livros infantis e juvenis.

Mas numa daquelas conversas de café, percebi que os jovens lêem cada vez menos e as crianças tornaram-se pequenos nerds da tecnologia. Crianças com dois anos a brincarem com tablets e Iphones...para mim nem pensar nisso.
A Leonor brinca, com brinquedos, bonecas, carrinhos, e livros. O primeiro livro para ela comprei-o na feira do livro em Lisboa. Tinha ela uns 6 meses.
E a partir daí nunca mais parei. A Leonor tem bons livros e como é óbvio tem os seus preferidos. 
Mas ela sempre gostou de livros? É claro que não, houve alturas em que ela não ligava nenhuma, e eu lá ficava triste. Com o passar do tempo fui praticando algumas das dicas que vos vou dar mais abaixo e ela começou a saber brincar e apreciar os livros (tive de a fazer desaprender os malditos métodos de rasgagem que lhe ensinaram na creche)

Então vou-vos deixar umas dicas de como fui introduzindo os hábitos de brincar com os livros.

1- Em primeiro lugar devem começar a oferecer livros às crianças quando ainda são bebés. É de pequenino que se torce o pepino, diz o velho ditado.

2- Comprem livros adequados à idade da criança, se for bebé, compre livros que possam ser facilmente lavados. Para os mais crescidos, opte por histórias que contenham ilustrações coloridas e pequenos textos. Se for para pré-adolescentes, livros que apelem aos gostos da criança (se for um miúdo e que gosta de astronautas não vai dar um livro sobre futebol).

3- Se o seu filho já andar na creche, jardim de infância, escola, o que seja. Certifique-se que têm um momento dedicado à leitura. É importante para o seu filho e para as outras crianças que não tenham pais tão cuidadosos como você.

4- Crie em casa, a hora da leitura (tecnicamente chega cerca de 20 minutos). Cá em casa é antes da Leonor dormir, ela já escolhe os livros que quer. Mas, você pode escolher um livro, leia para o seu filho. Durante a leitura, faça paragens e fale sobre as gravuras, ou dê ênfase ao que leu. Por exemplo, quando a Leonor escolhe o livro dos animais, este não tem uma história, mas recorro às imagens dos bichos, peço a ela para identificá-lo e imitar o som que fazem.

5- Faça visitas à biblioteca com o seu filho. Nada mais simples, eu aprendi a gostar de ler a ir com a minha mãe buscar livros, alias eu devia ser na minha cidade a criança mais nova com cartão de leitor de uma biblioteca. (Tenho de ver se encontro o meu cartão e vos mostro a foto eheheh)

6- Sempre que forem passear ao centro comercial, entre na livraria. (Com a Leonor já estou na fase de não entrar eheheh ela quer sempre trazer uns quantos livros atrás)

7- Converse sobre os livros que leu, e de como as histórias eram interessantes, aguce a curiosidade (esta dica funciona para os pré-adolescentes) Por exemplo, eu ouvia muitos os meus pais conversarem sobre livros que tinham saído e que fulano A ou B tinha comprado e estava a gostar, e que retratava sobre tema Y. Normalmente os meus pais, na semana seguinte, quando iam ao centro comercial acabavam por comprar o tal livro liam-no e discutiam sobre o tema, isto remete-nos para o ponto 8.

8- O facto de discutir o que eram, no meu caso, faço-o com a minha mãe e amigas, e fazemos-lo em casa ou numa esplanada enquanto a Leonor brinca. Ela pode estar distraída, mas está a ouvir e fica-lhe no subconsciente. 

9- Este ponto é essencial para a criança. Deixe a criança ter o seu tempo de leitura, a Leonor além de ter a hora da leitura, ainda tem a vontade de quando chega a casa escolher entre brincar com uma boneca ou agarrar-se a um livro. Eu sei que às vezes pode ser chato, até porque normalmente escolhem sempre 3 ou 4 livros e nunca saem dos mesmos. (nesse caso podem fazer o sistema de rotatividade, troquem de livros e escondam os outros...eu faço isso com os brinquedos eheheh)

10- Esta talvez seja uma das mais importantes. Não é só o seu filho que tem de ler, você também tem de ter um hábito regular de leitura. As crianças, seguem os exemplo dos pais.





****

5 comentários:

  1. Eu não pretendo ter filhos, MAS se um dia eu tiver, pretendo fazer ele ( ou ela ) começar a ler desde pequeno, pois faz pouco tempo que me interessei pela leitura.

    Beijos, FB
    http://briilhonoolhar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Nossa, boas dicas mesmo! Eu não tenho filhos, mas tenho muitos primos pequenos e já usava algumas das técnicas com uns, mas com outros, talvez seja um pouco mais difícil. Sou apaixonada por ler, e acho que é um vício que faz bem a todo mundo! :D

    http://relativismoescrito.blogspot.com.br
    FB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim varia de criança para criança, daí dar algumas dicas, umas resultam outras não, tudo depende do pequenito ehehehe.

      Obrigada pelo comentário
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Adorei as dicas *.* acho muito importante cativar as crianças para a leitura .

    ResponderEliminar
  4. Mesmo muito importante, é sempre bom! :p

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...