quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Como funciona Winkingbooks- Sistema de troca de livros on-line


Neste post vou-vos explicar como funciona o Winkingbooks. No inicio parece complicado, mas rapidamente entramos no sistema, e percebemos como funciona.

Vou mostrar os passos que dei neste site:

1- Em primeiro lugar acedi ao site (http://www.winkingbooks.com) e faço o registo (ao fazerem o registo através de mim ganham automaticamente um ponto).

Depois de confirmar o registo no email, dou uma vista de olhos pelo site, é a melhor forma de conhecer o conceito, pelo menos resulta muito bem comigo e 5 minutos depois já estou a par de como tudo funciona (caso após esta explicação ficarem com dúvidas podem aceder ao ficheiro pdf que se encontra no topo da página do site onde diz "Ajuda...")

2- Submeto os livros que quero trocar, existe duas formas de o fazer, a primeira carregar onde diz, "Adicionar livro" ao começar a preencher é possível que aparece numa caixa do lado direito o nome do autor e o livro que queremos adicionar. Param de preencher e seleccionam o livro que querem. Evita-se criar N páginas com o mesmo livro.
A segunda opção, e a meu ver mais pratica, na zona de pesquisa, além de espreitar e poder marcar os livros que quero (wish list), ainda posso submeter os livros que tenho e já não quero.

3- Na hora de submeter um livro é importante ser-se sincero quanto ao estado do livro (ganha-se credibilidade e feedback positivo) só desta forma, conseguimos livros de volta.

4- Eu submeti 4 livros, para ver no que dava, ao fim de duas horas já só tinha um disponível e seis horas depois já não tinha um único livro para troca. Quando alguém pede um livro nosso, aparece uma mensagem no email, portanto é bom verificar o email, ou então aceder directamente no site.

5- Aceito os pedidos, nos pedidos consigo visualizar a informação da pessoa que quer o meu livro, nome. morada que devo enviar o livro, performance, quantos livros pediu,quantos livros foram pedidos e quantos livros tem no sistema de trocas.
Estas informações são importantes, se tiver uma performance negativa, não lhe vou enviar o meu livro.

6- Ao aceitar, têm a possibilidade de escrever um recado, quando penso fazer o envio, e no meu caso dois livros foram pedidos pela mesma pessoa, então escreve "envio os dois livros no mesmo pacote", assim poupo dinheiro nos envelopes.

7- Inicialmente aconselho a não submeter muitos livros, 6 é um numero simpático. Porquê? Porque inicialmente vamos ter despesas com esses livros, os portes de envio ficam a nosso cargo (carregue aqui para saber como poupar nos envios). Será retribuído quando adquirirmos livros de outra pessoa, e essa envia-nos os livros que queremos ler para nossa casa.

8- Tenho 6/7 dias para enviar o livro, após aceitação, quanto mais depressa o enviar, mais depressa ganho pontos e obtenho um feedback positivo. Pelo menos eu penso assim.

9- Para pedir livros é só procurar um livro dentro dos disponíveis, e clicar no botão de pedir livro. Confirmo a minha morada e depois carrego em confirmar.

10- O processo que me acontece nos pedidos, acontece na pessoa a quem pedi um livro, ela recebe um email com o meu pedido, aceita/ou não, e passados uns dias tenho um livro novo para ler.


Os pontos...

Não sei porquê mas a questão dos pontos, parece ter causado confusão. Mas vou ver se consigo explicar bem.

Ganha-se 1 ponto por cada livro que submetemos para troca. Ora eu submeti 4 livros ganhei 4 pontos. Até aqui tudo bem certo?!
Como já me pediram os meus livros todos, assim que terminar o processo de envio, ganho 10 pontos por cada livro (valor dos pontos pode alterar consoante o o valor dado ao livro) Ao submeter os meus livros, cada um ficou com o valor de 10 pontos, daí a ter ganho 40 pontos.
Podem encontrar livros por 12.5 pontos.

Podem também convidar amigos e ganhar pontos, por cada amigo que se registe através do seu convite, você pode ganhar 5 pontos ( mas é necessário que o amigo submeta 10 livros e efectue uma troca, dê e receba um livro)







11 comentários:

  1. Nunca tinha visto ninguém falar sobre, mas é bem interessante, eu não sou muito
    de leitura, mas eu gosto, tenho curiosidades, tenho amigos que gostam, vou indicar.
    Bjo ;)
    http://www.nagiladomingos.com/ FB

    ResponderEliminar
  2. Sempre comprei livros on-line e nunca tive problemas que necessitassem trocá-los, mas achei ótimo a explicação para quem tiver um dia né. Nossa, blog português, eu comento no de algumas meninas e fico louca com os esmaltes daí e as paisagens que elas colocam quando falam das suas cidades, fico imaginando tudo aqui em casa.

    Beijos :*
    vidro-colorido.blogspot.com
    ~ FB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda...esse site não é um serviço pós-venda. Serve sim para quem quer trocar livros usados por outros livros usados. Dá a possibilidade de ler muitos mais livros através deste sistema, se ler o post direitinho e aceder ao site vai perceber como funciona =)

      Eliminar
  3. Muito interessante esse site! Ele é só para Portugal né?
    Faço pós graduação em mídias digitais e em um dos trabalhos de turma propuseram projeto semelhante aqui no Brasil.
    O que acontece com esses pontos que você acumula depois?

    http://www.universoretro.com/ - FB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, este site pode ser usado internacionalmente. Portanto quem está no Brasil e noutro países pode se inscrever, podem optar por fazer trocas internacionais, ou nacionalmente. Sendo do Brasil pode trocar livros com pessoas dentro do Brasil.
      Os pontos são a sua moeda de troca...os livros valem pontos, ao dar livros, obtém pontos que depois troca por outros livros que esteja interessada. =)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar desse site. Achei a ideia muito legal. Uma boa maneira de sempre renovar e passar histórias para outras pessoas.

    http://heymew.blogspot.com.br FB

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia esse sistema de troca de livros e achei bem bacana já que podemos ler mais livros sem gastar muito, né? :)
    Adorei a dica!
    Beijo.
    Ana Karina - FB
    http://daliteratura.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Ana =)
      E ainda bem que gostou da dica ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Não conhecia este "sistema"! É uma ideia muito interessante! (Y)

    ResponderEliminar
  7. É uma ideia espectacular, o outro dia estava a procura de um livro nesse site. Muito obrigada!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...