quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Livro: A Senhora da Tapada de Pedro Jardim



Autor: Pedro Jardim

Colecção: Viagens Na Ficção
Páginas: 200 
Data de publicação: Outubro de 2012
Género: Crónicas auto-biográficas
Preço: 12,00 €
ISBN: 978-989-697-705-4

"As Crónicas do Avô Chico- A Senhora da Tapada são crónicas auto-biográficas do autor alicerçadas em memórias familiares, vivências da infância que se desenrolam em terras Alentejanas. Do texto sobressaem valores que traduzem um forte espírito de família, cumplicidades e afectos, ao mesmo tempo, histórias e conhecimentos, transmitidos por uma figura central: o Chico das Maravilhas".


Os livros de Pedro Jardim não são só conjugações de palavras, emoções, sentimentos e memórias. São chaves para o imaginário, sobre um passado que é comum a muitos de nós, onde os laços afetivos assumem um papel preponderante. Os cenários, as personagens, as cores e os sons, representam, na perfeição, o que há de mais puro e genuíno, na essência e na identidade do Alentejo.

Tiago Salgueiro
Escritor e Investigador na Fundação da Casa de Bragança


Na mágica terra alentejana de Vila Viçosa, desenrolam-se as mais belas manifestações de afetos e vivências familiares. As crónicas do Avô Chico - Senhora da Tapada é dos registos autobiográficos mais bonitos que alguma vez li. Pedro Jardim fá-lo de uma forma que se sente o imenso amor que teve pelo seu avô materno e que nutre por toda a sua família. Simplesmente, encantador!

Liliana Martins
Fadista


Vestindo a pele de várias personagens, Pedro Jardim conjuga memórias pessoais com viagens de fazer inveja a qualquer filme de ficção científica. Para além de ser um retrato fiel de uma época, leva-nos numa viagem pelo passado, presente e futuro. É com esta verdadeira ode à família que retrata factos históricos, educativos e culturais, e em cada linha sente-se o amor e carinho que unem os seus membros.

Mariana Oliveira e Roberta Frontini
Críticas literárias FLAMESmr


"São simples episódios da vida quotidiana, desenhados nas crónicas de Pedro Jardim, que ganham identidade social para todos aqueles que habitam ou possuem raízes nas terras alentejanas. Do imaginário decorre a certeza que o sonho comanda a vida."

Ana Paula Gil
Investigadora do CESNOVA


Opinião:

Este segundo livro, está na mesma linha do anterior (podem ver aqui). Porém, neste livro notei uma evolução da forma de escrita, e confesso que gostei mais desta. Por outro lado, este livro apresenta uma novidade, aliás, duas. A primeira é a integração do mundo fantástico, dos sonhos e da imaginação, no meio das memórias carinhosas, alegres e de saudade, um livro onde se consegue atingir o passado, o presente e mirar o futuro. 
Este é um livro, que tal como o outro tem laivos antropológicos (na minha resenha sobre Crónicas do Avô Chico, não referi isso, mas refiro aqui) quem já teve oportunidade de ler no topo desta página a minha biografia, já sabe que me licenciei em Antropologia na FCSH, daí que dê importância a todas as obras que têm uma base social, cultural e histórica, e esta enquadra-se perfeitamente.
A segunda novidade, é para o mal dos meu pecados, receitas. Sim, receitas, e pior de doces conventuais e pior ainda... está lá a Encharcada que é para mim o melhor doce do mundo.
Está visto que este livro vai ser consultado umas quantas vezes, nem que seja pela Sericá e Encharcada, lá se vai a dieta!
Por fim, achei este livro igualmente emocionante, verti até uma lágrimazinha ao ler a carta de Clara Jardim (filha do avô Chico) , confesso, até porque ao fim de dois livros, adoptei de certa forma o avô Chico.
Eu bem tento ter um coração de pedra, mas no fundo tenho mesmo um coração de manteiga e estas coisas deixam-me emocionada.


É mais uma leitura que recomendo.

Facebook A Senhora da Tapada

Mais uma vez, parabéns Pedro Jardim.



Boas leituras


*****

1 comentário:

  1. Não conheço este escritor mas fiquei com vontade de conhecer porque gosto de livros de memórias e de escritores portugueses.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...