segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Livro: Gente Vazia de Brian Keaney




Sinopse
Dante é um moço de cozinha na Ilha de Tamagar, uma comunidade dominada pelos pensamentos do Dr. Sigmundus. Sonhar fará com que seja internado num asilo e os adultos drogam-se com Icór. Dante vive atormentado com o facto da mãe se ter suicidado, mas quando se torna amigo de Bea, filha de um médico, e do misterioso prisioneiro político Semiramis, descobre uma versão bem diferente dos acontecimentos. Os três fogem através de um mar cheio de perigos e juntam-se a resistência. Drogas, hipnose e o forte poder da pressão do poder dos pares entram em jogo a medida que Dante e Bea lutam para sair de um círculo do Inferno e descobrem que o mundo é uma ilusão. Trata-se de um trabalho de escrita notável, centrando-se na atmosfera e nos sentimentos vividos pelos perturbados protagonistas adolescentes. Embora sendo a primeira parte de uma trilogia, termine e nos deixe a beira de um precipício, Gente Vazia é o tipo de livro que faz valer o peso da Literatura Fantástica.

Opinião:
Este é daqueles livros que são pequenos, cerca de 240 páginas e que se lê depressa, bem eu li em duas noites, visto que o outro livro que estou a ler anda-me a dar sono. Gente vazia lê-se muitíssimo bem, despertou-me a curiosidade, ou seja, lá vou eu encomendar os dois seguintes títulos da saga As Promessas do Dr. Sigmundus. 
Tal como todos os livros do género fantástico, temos uma sociedade diferente da que vivemos. Mas o mais interessante é que Brian Keaney, cria um mundo ao mesmo tempo que critica vertentes sociais da nossa sociedade. Por exemplo, Dante é um rapaz, filho de uma "maluca" que se suicida no asilo, então é criado nesse mesmo asilo pelos empregados sem qualquer amor ou carinho, em que Dante tem de sentir obrigação de se sentir grato pelo que fizeram com ele. Ele desde pequeno torna-se moço da cozinha sem qualquer hipótese de evolução de carreira, filhos de médico tornam-se médicos filho de empregado de limpeza torna-se empregado de limpeza. O estigma social é elevado, com uma hierarquia acentuada e no desrespeito das hierarquias ditas superiores para com as inferiores. Com isto, cada patamar social tinha de procurar um parceiro dentro desse mesmo patamar. Seria impensável uma empregada de limpeza casar com um médico.
Além das hierarquias, a população é controlada através de um fármaco, Icór, que é administrado a partir de uma certa idade em toda em população. No fundo é uma droga, em que as pessoas perdem a capacidade de sonhar e de ter qualquer desejo, vontade própria. São literalmente bonecos que cumprem ordens.
Com isto, só posso dizer que este livro tem uma vertente interessante, se bem que o autor podia aprofundar alguns temas, não os deixando tão vagos.
O melhor é que este livro custou 1.50€ e os restantes livros estão a cerca de 3.60€

Boas Leituras!!!

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...