sábado, 4 de janeiro de 2014

Aborto espontâneo



O facto de ter algumas amigas que passaram por este sofrimento, fez-me escrever sobre o assunto.
Entre a profunda tristeza e lágrimas pela perda de um filho tão desejado, ficam as perguntas do que aconteceu. Afinal o que havia de errado? Perguntas que nem sempre os médicos conseguem responder.

Portanto para que se possa desmistificar o conceito de aborto, decidi escrever este post. Espero que vos ajude (atenção que este artigo serve para quem já passou por isto, mas também para as futuras mamas, é sempre importante mantermos-nos informadas).


O que é o aborto?

O aborto espontâneo ocorre até à 20º semana de gestação, a partir daí é considerado parto prematuro. O aborto em si é o processo de expulsão do feto do útero da mulher. Muitas mulheres passam por este processo sem se aperceber, a maior parte dos abortos ocorrem nas primeiras semanas de gestação, antes mesmo de a mulher dar por falta da menstruação. Assim sendo, quando a mulher aborta pensa que é apenas a menstruação mais forte e com um ligeiro atraso.


Os vários tipos de abortos espontâneos:

·         aborto iminente. Uma em cada cinco mulheres grávidas passa por isso quando sangra pela vagina durante os primeiros três meses. Embora indique que um aborto espontâneo eventualmente ocorrerá, com frequência não é mais do que uma ameaça, e a gravidez continua normalmente;
·         aborto inevitável. Quando uma mulher grávida começa a sangrar e a dilatar o colo do útero, é apenas uma questão de tempo antes do conteúdo do útero ser expelido;
·         aborto espontâneo. Nessa situação, o feto morre no útero mas não é naturalmente expelido, e a mulher não tem sangramento ou dor para indicar que a gravidez não está em andamento. O médico geralmente diagnostica a condição quando o útero pára de aumentar;
·         aborto incompleto. Ocorre quando apenas parte do conteúdo uterino é naturalmente expelido;
·         aborto completo. Ocorre quando todo o conteúdo uterino foi naturalmente expelido.

Principais causas:

·         anormalidades no espermatozóide do pai ou no óvulo da mãe;
·         doença materna, como rubéola, doença cardíaca ou renal grave, diabetes ou doenças da tiróide;
·         anormalidades no útero;
·         o uso de certas drogas pela mãe;
·         exposição da mãe a substâncias tóxicas ou certos poluentes ambientais.

Outras causas podem estar relacionadas, com stress, idade avançada da gestante, mal formação do próprio feto, uso incorrecto de medicações, excesso de exercício físico, quedas e diferenças entre grupos sanguíneos.

80% das mulheres que sofrem aborto espontâneo uma vez tem uma gravidez depois bem sucedida.
Após três gravidezes não levadas a termo, a simples má sorte não basta para explicar estes partos prematuros, que se designam por de repetição. Será assim indispensável identificar a causa, o medico irá então encaminhar o casal a fazer uma serie de exames, principalmente analise aos cromossomas.


Como prevenir o aborto (atenção que é só uma tentativa de minimizar probabilidades)

Em 1º lugar deve fazer um check-up médico, peça para fazer análises ao sangue e ginecológicas, ter a certeza que está tudo bem com a sua saúde é meio caminho para levar uma gravidez normal e trazer um bebé saudável ao mundo.

Fale com o seu médico a fim de tomar suplementos para grávidas antes mesmo de engravidar (eu tomei e foi literalmente a minha salvação, posso dar o nome do suplemento a quem quiser).

A alimentação também é fundamental, até porque através das minhas pesquisas em revistas e afins, fez-me descobrir uns quantos alimentos que ajudam na fertilidade e na prevenção do aborto, como é o caso da couve-de-bruxelas. Aposte também, em hidratos de carbono complexos (pão integral e massa), frutas e legumes ricos em fibras, vitamina C e ácido fólico. Lacticinios, carne e peixes magros, leguminosas, frutos secos e sementes.

Evite então: Peixe gordo e óleos de sementes, que fornecem ácidos gordos e poliinsaturados.
Queijos de casca mole e lacticínios não- pasteurizados
Fígados e produtos à base de fígado
Álcool e tabaco 


Por fim, quando tiver a excelente noticia que está grávida, leve a sua vida de forma calma, evite o stress, coma bem, beba bastante água. E seja feliz!




1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...