sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ensinar o bebé a largar a fralda

   


As fraldas acompanham os primeiros meses de vida do bebé. Por não saber controlar os músculos que regulam a saída do cocó e xixi, a criança precisa do auxílio da fralda durante as 24horas do dia. Mas esta situação não pode durar para sempre.  Pouco a pouco, o bebé começa a perceber que é capaz de controlar certas funções do organismo - entre elas, a do esfíncter. Cabe aos pais manter a atenção e ficar de olho neste amadurecimento do pequenino.
   Pois é exatamente neste período que devem começar a ensinar o bebé a abandonar as fraldas, introduzindo informações sobre o penico e a sanita, sempre sem deixar transparecer qualquer tom de obrigação.
 
   Mas é aí que os pais se perguntam: "Normalmente, qual é a idade em que criança pode começar a receber ensinamentos para largar de vez a fralda?"
   Cada criança tem o seu "tempo". Respeite-o!
   Assim como cada criança tem suas próprias características físicas e personalidade individual, é natural que cada uma tenha um ritmo diferente de desenvolvimento e amadurecimento.
 
   Sendo assim, o que costuma valer para algumas mamãs, não deve ser levado em conta por outras. Enquanto um bebé pode mostrar um certo controle sobre o ato de fazer cocó e xixi por volta dos 18 meses, por exemplo, outro pode demorar mais.
 
   Isso é perfeitamente normal, e deve ser respeitado pelos pais. Ao ensinar a criança a usar a sanita ou o penico, os pais devem ter em mente que o mais importante é tratar o assunto de forma natural, sem demonstrar irritação ou impaciência.


   

 
   
   Eu sou o penico. Muito prazer!

 
   Normalmente depois dos dois anos, e principalmente depois que seu filho começar a dar sinais de que pode controlar os músculos de seu corpo - como por exemplo avisar que fez cocó -, você deve "apresentar" o penico ou o vaso sanitário a ele.
 
   Explique para o que eles servem, mas sem a preocupação de querer que ele use-os de imediato. Se optar pelo uso da sanita, não esqueça de que é importante comprar um assento que se adapte à estrutura física da criança. Assim, ela vai se sentir confortável e segura.
 
   Coloque a criança sentada em um dos objetos, com roupa mesmo, apenas para que ela veja como é. Se quiser, você também pode encenar o movimento, sentando-se e mostrando como é fácil.



 
   O passo seguinte
 
   Depois deste verdadeiro "ritual de iniciação", sugira a seu bebé uma ida á casa de banho (o ideal é que você repare nos horários em que ele costumava sujar a fralda), sempre acompanhando-o.
 
   Espere no máximo 10 minutos, sempre tentando não deixá-lo impaciente. Caso não aconteça nada, não fique nervoso. É natural e faz parte da aprendizagem. Deixe-o voltar aos afazeres e brincadeiras, mas repita a tentativa mais tarde.
 
   Passo a passo, ida a ida ao wc, será um ato normal. Pergunte ao longo do dia se tem vontade de fazer xixi ou cocó, sempre que a criança faça alguma destas necessidades no penico ou sanita faça uma grande festa…dê-lhe os parabéns, o seu filhote vai ficar orgulhoso de si mesmo e irá querer repetir a dose.
 
   Em caso de dúvidas, converse com seu pediatra. Ele é a pessoa indicada para responder todas as suas perguntas.
   

   (Fonte: Johnson & Johnson )Adaptado por Nadia Santos

10 comentários:

  1. Gostei:)
    Eu tenho um babyBoy de 17meses e não tarda deve começar. Mas assim que começar a ficar calor, deixo andar com a pilinha ao léu Ahahaha XD Foi assim que fiz com a minha mais velha e funcionou, até porque vemos logo quando têm vontade ao contrário das fraldas, que custa um pouco mais..quando eles estão vermelhos que nem tomates já vão a meio da 'coisa' Lol
    Mas sim, o Post é muito útil, obrigada;)
    Beijitos**

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste...já tenho mais textos preparados, que já tinha publicado numa página que tenho de facebook dedicada a mães e bebés. Vou agora começar a passar as informações que fui juntando lá e inseri-las aqui também.
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  3. Este poste é mm o que me interessa neste momnto...A minha filhota esta nesta fase de apresentações :) Eu acredito que ate ao final do verão nos livramos da fralda.. Porque também não quero estar a colocar pressão..ela vai fazer dois anos em maio. E quero tentar passar por este processo da forma mais tranquila e natural para ela. beijinho e obrigada pelaa dicas :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post muito educativo :)

    ResponderEliminar
  5. Sempre bom saber :) vai ajudar imenso! Gostei bastante, obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Excelente dicas, vão ajudar muito nesta fase em que o meu sobrinho está a mostrar interesse em fazer "à xixi na sanita" :)

    ResponderEliminar
  7. Muito boas dicas, está-se sempre a aprender :)

    ResponderEliminar
  8. Boas dicas para as mamãs. Eu já sobrevivi a essa fase do meu mini...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...