segunda-feira, 28 de abril de 2014

Livro: Burguesia Criminosa de René Tapia Ormazábal

Sinopse:


Este livro descreve a possível relação entre o crime organizado internacional e a dívida externa dos países europeus. Entre a história do desenvolvimento da Cosa Nostra nos Estados Unidos, - e a sua relação com o Estado, em especial o FBI e a CIA e sua simbiose com outras máfias surgidas dos grandes tráficos internacionais contemporâneos -, analisa a importância económica destes tráficos e os poderes que ampara, assim como as fabulosas somas de dinheiro envolvidas.

Retrata a situação actual do sistema financeiro internacional, transformado num sistema de bancos de investimentos, dedicados especialmente a financiar os orçamentos de estados soberanos, assim como a centralização e consequente centralização de riqueza num punhado de organizações financeiras transnacionais.

A tese central é que uma parte dessas entidades está dominada pelo crime organizado e que um concubinato entre esta rede financeira e o estado imperial dirige a luta entre os grandes sistema económicos pelo controlo mundial baixo a forma de exigência do pagamento das dívidas.

Apresenta-se a ideia do “Produto Criminal Bruto” e seu investimento em dívidas soberanas. Também se explicam os conceitos de “economia” e “económico” e o uso da política económica pelos grupos de interesses, para passar ao “liberalismo” como ideologia e sua relação com a crise económica internacional e a utilização do “mercado” como regulador, ou “financiarização”. Por este motivo são explicadas as origens históricas dos bancos e do dinheiro explicasse e quantificasse a lavagem de dinheiro nos offshore bem como a importância destes “paraísos fiscais” na distribuição do rendimento, analisando os países europeus que integram este sistema e beneficiam deste “buraco negro”. Se quantifica o dinheiro da máfia e os circuitos de branqueamento, relacionando-o com a corrupção.

As “Conclusões” criticam as “políticas de ajustamento” por não reconhecer a subversão da lógica financeira pelo crime organizado e que conduz a produzir divisas para reproduzir una burguesia criminosa estéril.



Opinião:

A sinopse deste livro explica muito bem toda a temática envolvente, um livro com um tema actual e melhor (ou pior dependendo do ponto de vista) um tema polémico, que envolve politicas, governos, branqueamento de capitais, milhões e milhões de Euros desviados, ou vindos de negócios ilegais como tráficos de droga e afins, mas que num fechar de olhos até dão jeito a alguns governantes.
Enquanto isso, andamos nós, cidadãos comuns, no desemprego, ou mal remunerados, a contar tostões e sem perceber como é que os nossos países/ mundo vive numa crise económica constante (criada por gente iluminada, só para não lhes chamar outras coisas).

Este é um livro interessante, recomendo mais para quem está ainda a estudar, é um livro basicamente técnico, com imensos estudos e gráficos.
Quem me dera que este livro existisse em 2007, tinha-me dado muito jeito para a faculdade. 







Boas Leituras!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...