quinta-feira, 22 de maio de 2014

Livro: Polícias, crimes e criminosos de Samuel Antunes Teixeira



Sinopse:


Estas são memórias dos 30 anos em que trabalhei na investigação de homicídios..

Em alguns poucos casos que tive que as complementar com alguma imaginação para preencher uma ou outra falha de memória. Em outros, também recorri à imaginação para conseguir uma abordagem mais ampla de temas fraturantes da nossa sociedade que determinados casos refletem. Fi-lo, porém, sempre com base em situações que fazem parte desta minha vivência,sem desvirtuar o sentido do real.
Não procurei uma estrutura uniforme na sua concepção, diversifiquei, e tentei fugir ao estilo "relatório de polícia, evitando descrições demasiado factuais, pormenorizadas ou técnicas sem, contudo, deixar de revelar aspectos do funcionamento da investigação criminal e da sua concretização processual.
Procurei retratar pessoas, ambientes e mentalidades, assim como manifestei a minha posição sobre temas polémicos que não representa, de modo nenhum, os investigadores da Polícia Judiciária. Sou voz, não sou porta-voz.


Opinião:

Depois de sonhar em egiptologia, e tornar-me na próxima Lara Croft, meti os pés na terra e desejei ser policia Judiciária, mas a minha família não achou graça e disse logo que não tinha estômago para aquilo (e possivelmente tinham razão, até à bem pouco tempo desmaiava se visse um bocadinho de sangue). Para chegarem ao ponto de me dissuadir da minha escolha, contaram que um amigo da brigada dos Narcóticos, andava atrás de um traficante à imenso tempo, quando finalmente tiveram a autorização do tribunal, entraram pela porta adentro do tal homem, encontraram além de droga e armas (o que seria normal dado o historial) o pior foi encontrarem o corpo de uma criança aos bocados dentro do frigorífico.

Agora vocês perguntam o que esta minha história tem a haver com este livro. Ora...tem tudo. quando comecei a ler este livro veio-me à cabeça esta história do traficante, que me fez desistir de ir para a policia.

E neste livro vocês vão ter muitas histórias contadas por um ex PJ. Aliás histórias não, a minha é história visto que não sei se só me disseram aquilo para desistir da minha ideia macaca, ou se é realmente verdade. Mas neste livro vão encontrar, casos que aconteceram no pós 25 de Abril.

Foi também neste livro que percebi o porquê da minha cidade estar tão mal vista. Pelo que parece a Amadora e arredores era um antro de ladrões e assassinos. Agora em tom de brincadeira, quando se metem comigo e com as minhas amigas, digo: Olhem que somos da Amadora!! Os ditos fogem a sete pés e nós ficamos a rir que nem perdidas.

Este livro é interessante por ser exactamente sobre o trabalho de uma vida dentro da policia. Os casos, as brincadeiras com os colegas, o que o marcou mais, as intrigas, as condenações injustas, enfim a justiça portuguesa no seu melhor mas também no seu pior.

Mais um livro que não vai sair da minha estante.





2 comentários:

  1. Tudo o que sai da Chiado Editora, maravilha, deslumbra, arrebata e cativa. É genial. Sucesso pleno, tenho a certeza absoluta. Parabéns, amigos.António Pena Gil

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...