segunda-feira, 26 de maio de 2014

Livro: A Linha Ténue do Passado de Mónica Cortesão Gonçalves



Sinopse:

No Luxemburgo, Maria descobre uma mansão que pertencera aos seus ascendentes, de onde a sua avó havia fugido anos antes devido às calamidades que os habitantes sofreram durante toda a 2.ª Guerra Mundial. Descobre uma nova identidade, o seu verdadeiro lar, num sítio desconhecido onde se sente em casa. Encontra história, amigos, inimigos, amor, erotismo, filhos, e constrói um verdadeiro lar sob a ameaça mortal de dois alemães que se querem apoderar da sua herança, alegando fazerem parte dela. Maria tem uma vida paralela enquanto dorme, através de visões de um passado doloroso, desenterra a história da sua família e o seu sofrimento durante a invasão alemã da 2.ª Grande Guerra, num país que até então não sabia ter agonizado tanto, descobrindo a verdadeira razão da fuga da sua avó para Portugal. A obra funde o passado com o presente e a imaginação com factos verídicos, onde todas as experiências levam Maria a descobrir o inimaginável.




Opinião:

Confesso que já andava em pulgas para vos falar sobre este livro. Foi-me chamada a atenção deste livro numa das minha visitas à livraria Toque de Leitura, onde vou cuscar as novidades e comprar gomas para a miúda. 
Ao fim de alguns dias tinha o livro na minha mão. Agora o que interessa, o que achei da leitura.

A Linha Ténue do Passado, é um livro de leitura fácil, as personagens são interessantes e o facto de não serem perfeitas torna-as mais reais e cativantes. Só achei a Maria (personagem principal) demasiado emotiva. Pensava aqui com os botões: a moça parece eu quando estava grávida, passa o tempo todo a chorar!

Maria é uma jovem portuguesa que parte em busca de respostas sobre o passado da família, que lhe aparece em sonhos com a morte da avó materna.
É nesta viagem ao Luxemburgo que Maria encontra a mansão da família e  vive através dos sonhos o dia a dia dos seus antepassados, e assim juntar as peças da sua própria história.

Gostei bastante de toda a trama e do final, que me surpreendeu pela positiva. negativamente só tenho a apontar a cronologia da trama, na minha humilde opinião acho que decorrem demasiados anos e alguns diálogos demasiado forçados e formais entre personagens.


Em relação à autora, fico a aguardar novos romances, sinto que podemos contar com boas surpresas desta escritora. Pode também encontrar Os Lobos uma nova serie de livros infanto-juvenis e como sabem adoro ler tudo e mais alguma coisa. Portanto daqui a umas semanas espero apresentar-vos a minha leitura desses livros da Mónica.



Podem adquirir um exemplar deste livro nos seguintes locais:




Livraria Toque de Leitura



4 comentários:

  1. Nunca li nada desta autora. Pela história parece ser um livro interessante

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada desta autora. Pela história parece ser um livro interessante

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito, ainda não li nada da autora..

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...