Sinopse:
Acredita e Vencerás, acompanha o percurso, por vezes atribulado, do Doutor Manuel, que saiu menino da sua aldeia em Trás-os-Montes, rumo a Coimbra para estudar medicina. Passados vários anos, regressa a casa, homem feito. Naquele local pacato, onde aparentemente nada de novo acontece, experimenta, pela primeira vez, viver o que julga ser o grande amor da sua vida! Mas o destino trata de lhe colocar inúmeros entraves à sua realização plena e, mostra-lhe que, por vezes, a vida dá muitas voltas até alcançarmos o que desejamos. O que é preciso é nunca desistir.
História com um desfecho gratificante, desenrolada no Portugal dos anos sessenta, o leitor é transportado a uma realidade bem diferente dos dias de hoje. Apesar disto, através dos vários acontecimentos, ora tumultuosos, ora caricatos, é levado a perceber que a força humana do amor e do crer é, de facto, intemporal.
Opinião:
Atenção que o titulo e a capa deste livro enganam, pensava eu que era um livro de auto-ajuda quando me surpreendo a ler a sinopse e a perceber que não se tratava nada disso.
Em relação ao romance em si, houve coisas que me agradaram e outras que nem tanto. Agradou-me o facto do romance passar-se nos anos 70 em Portugal e mostrar duas vertentes, tanto a citadina como a rural, e a diferença entre classes, se bem que este ultimo aspecto podia ser mais aprofundado.
Não suportei a personagem Susana, chata, menina mimada, e só pensava em como era possível alguém gostar daquela tipa. Já as restantes personagens também as acho demasiado brandas, simples e forçadas.
Por outro lado surpreendeu-me que houvesse um pouco de animação, quando se deu o desaparecimento/rapto da Susana e o afogamento do Manuel.
Já agora...adorei o material deste livro a capa é suave e as páginas brilhantes, passei imenso tempo a acariciar o livro. Eu sei, é estúpido, mas não resisti!!
Boas Leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário