segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Livro: Sonho Febril- de George R.R. Martin


Sinopse:

Rio Mississípi, 1857. Abner Marsh, respeitável mas falido capitão de barcos a vapor, é abordado por um misterioso aristocrata de nome Joshua York que lhe oferece a oportunidade única de construir o barco dos seus sonhos. York tem os seus próprios motivos para navegar o rio Mississípi, e Marsh é forçado a aceitar o secretismo do seu patrono, não importando o quão bizarros ou caprichosos pareçam os seus actos. Mas à medida que navegam o rio, rumores circulam sobre o enigmático York: toma refeições apenas de madrugada, e na companhia de amigos raramente vistos à luz do dia. E na esteira do magnífico barco a vapor Fevre Dream é deixado um rasto de corpos... Ao aperceber-se de que embarcou numa missão cheia de perigos e trevas, Marsh é forçado a confrontar o homem que tornou o seu sonho realidade.





Opinião:

Um livro que nos transporta para os finais do séc. XIX e nos convida a seguir viagem num barco a vapor com o Capitão Marsh pelo rio Mississípi, na América. É nesta altura que os barcos a vapor estão no seu auge, quer no transporte de mercadorias como o de pessoas. Podemos também analisar a partir deste livro os estatutos sociais e políticos, a escravatura ainda muito presente.

Em relação à história preparem-se para uma história com vampiros sonhadores, e outros sádicos e cruéis, de humanos sonhadores e outros medrosos. Uma trama que segue um longo caminho para o desfecho, mas que faz todo o sentido, afinal de contas os anos são dias para os vampiros.

A única coisa que aponto, é no final não termos um panorama do que aconteceu a York e na sua vida, tendo sido um final abrupto.

Em relação ao autor, Martin é conhecido pela saga "As Crónicas de Gelo e Fogo", mas que eu ainda não tive coragem para pedir emprestado para ler (afinal vai para o 11º vol.) Portanto, Sonho Febril foi a minha estreia no que toca a este autor, e diga-se que me entusiasmou para ler os seus restantes livros.

O facto de ser um livro com personagens vampíricas, não consigo colocar este livro como fantástico, mas sim na categoria de romance histórico, que no meu ver esta mistura vai juntar amantes das histórias de vampiros e dos que gostam de romances com história, e nota-se que o autor fez um bom trabalho de casa, antes de começar a construir a trama e personagens.



Boas Leituras!!








1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...